Novo Tesla Model Y é apresentado esta quinta-feira. O que esperar?

A Tesla vai apresentar esta quinta-feira, dia 14 de Março, o Tesla Model Y, um novo crossover eléctrico que se vai situar no mesmo segmento do Tesla Model 3, modelo com que vai partilhar muitos dos seus componentes.

Este será o quinto modelo da marca fundada por Elon Musk e já há quem diga que é ele que vai dar início ao próximo capítulo da história da Tesla, ou não estivéssemos nós a falar do segmento dos SUVs compactos, uma "fatia" do mercado automóvel que continua a crescer a olhos vistos em todo o mundo.

A confirmação de que este modelo será apresentado esta quinta-feira foi feita pelo próprio Elon Musk no Twitter, como é seu hábito, sendo que pelo meio o empresário sul-africano ainda revelou mais alguns detalhes acerca deste modelo. "O Model Y, sendo um SUV, é cerca de 10% maior que o Model 3, por isso vai custar cerca de 10% mais e terá uma autonomia ligeiramente inferior com a mesma bateria", escreveu Musk. Recorde-se que a versão base do Tesla Model 3 começa nos 56.900 euros no nosso país.

Os "teasers" que a Tesla revelou nos últimos dias pouco ou nada desvendam da imagem final do Model Y, mas vários "internautas" aceitaram o desafio de tentar recriar aquilo que poderá ser o desenho deste novo crossover. Um deles foi o utilizador do Reddit "SushiBallZ", que "brindou" a comunidade da Tesla com uma versão bem mais "visível" do último "teaser" da dianteira divulgado pela marca norte-americana (ver galeria).

Mas não pense que a Tesla foi apanhada desprevenida. É que a marca com sede na Califórnia estava mais do que preparada para estas tentativas de manipulação de cor, já que depois de alterar o contraste da imagem ficou visível, no pára-choques dianteiro, a mensagem: "nice try", ou seja, "boa tentativa".

Ainda assim, as semelhanças com o Tesla Model 3 são mais do que óbvias, mesmo que seja mais do que natural assumir que este Model Y vai contar com detalhes personalizados que lhe vão garantir uma identidade própria. Mas para isso teremos que aguardar pelas novidades de dia 14 de Março…

Em destaque